Teologia

Sobre o curso

Curso Livre em Teologia, com carga horária de 1.600 horas aula, habilitando para o exercício do Ministério Diaconal da ICAB.
Faça sua inscrição agora mesmo e participe das aulas online (vídeo aula, texto complementar e exercícios), acompanhando uma comunidade de fé icabense sob a orientação de seu diretor espiritual.

Conheça os módulos do Curso

1º SEMESTRE

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL E ORATÓRIA

Disciplina: PORTUGUES INTRUMENTAL E ORATÓRIA

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

A Língua Portuguesa como fonte de comunicação oral e escrita. A linguagem falada e escrita, em seus diversos níveis de linguagem, proporcionando habilidades linguísticas de produção textual oral e escrita. A utilização dos gêneros textuais / discursivos no ensino e aprendizagem da leitura e da produção escrita. A prática de elaboração de textos argumentativos, com base em parâmetros da linguagem técnico-científica, considerando os aspectos linguístico-gramaticais aplicados ao texto em seus diversos gêneros.

INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

Disciplina: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

O conhecimento fundamental teológico. A teologia  através dos tempos e sua releitura e significado. As principais áreas da Teologia. O contexto da teologia na perspectiva católico brasileira e sob o aspecto ecumênico. Novos desafios da teologia nos campos temáticos do conhecimento humano e sua interação coma ciência, religião e filosofia.

INTRODUÇÃO ÀS SAGRADAS ESCRITURAS

DisciplinaINTRODUÇÃO ÀS SAGRADAS ESCRITURAS

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

Que é a Bíblia? Seu surgimento a partir da experiência de fé e da história do povo de Israel. Releituras dentro da Bíblia. A questão do cânon e da inspiração divina. A transmissão do texto. Divisões e partes. Gêneros literários. As ciências bíblicas modernas. Os métodos de interpretação da Bíblia. Introdução a cada um dos livros do Antigo Testamento. Geografia bíblica. História de Israel, desde a gênese do povo até a época do Novo Testamento.

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I – ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA

Disciplina: HISTÓRIA DO CRISTIANISMO I – ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

Surgimento e expansão do Cristianismo no contexto do Império Romano, desde a formação das primeiras comunidades cristãs até sua estruturação como religião oficial do Império. Aspectos constitutivos da sua vida interna (liturgia, reflexão teológica, organização) e suas relações com o meio sócio-político (perseguições, conflitos, missões) nos cinco primeiros séculos da era cristã. Escritos teológico-pastorais da época: Didaqué, Carta de São Clemente Romano aos Coríntios, Carta de Ignácio de Antioquia aos Romanos, Carta a Diagneto. Os Padres Apologistas. Padres do Deserto. Padres do século de ouro da Igreja (V século): Santo Agostinho. Fragmentação e reestruturação do mundo cristão do século V ao X; a abertura da

Igreja às culturas bárbaras; o islamismo e as invasões árabes; o renascimento carolíngio; Igreja do Ocidente e Igreja do Oriente; a Igreja no feudalismo; a ruptura Ocidente-Oriente. Na baixa Idade Média, a construção da Cristandade, do século XI ao XIII, com seus fundamentos, realizações e contradições; a teologia escolástica, as universidades; contestações e defesa da cristandade medieval (heresias, cruzadas, inquisição); os movimentos de pobres. A crise da cristandade medieval: crise do feudalismo, renascimento comercial e urbano, movimentos religiosos e sociais de pré-reforma, renascimento e humanismo cristão.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA I – CRISTOLOGIA E TRINDADE

Disciplina: TEOLOGIA SISTEMÁTICA I – CRISTOLOGIA E TRINDADE

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

Estudo da figura de Jesus, sua vida, pregação e ação, através dos textos neotestamentários e de outras fontes; significado  das proclamações de fé das primeiras comunidades cristãs; os dogmas cristológicos dos primeiros séculos – problemática e definições formuladas; as grandes discussões cristológicas através da história do cristianismo; atualização, de modo significativo, da compreensão cristológica, numa perspectiva ecumênica  com as grandes religiões e com o mundo em geral; aprofundamento  da cristologia latinoamericana. Discussão sobre o Mistério Divino, em diálogo com as experiências e a compreensão das Grandes Religiões da humanidade: a problemática teológica que emerge do encontro do cristianismo com a metafísica grega e com o monoteísmo rígido vetero-testamentário. A REVELAÇÃO de Deus em Jesus Cristo. A teologia trinitária: Pai, Filho e Espírito Santo na história do dogma. A semântica do Mistério Trinitário. A atual teologia trinitária na perspectiva ecumênica e cósmica.

2º SEMESTRE

TEOLOGIA SISTEMÁTICA II: ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA E SOTERIOLOGIA

TEOLOGIA SISTEMÁTICA II: ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA E SOTERIOLOGIA

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

 Que é antropologia e antropologia teológica. Nossa experiência antropológica. Análise das diferentes antropologias atuais. Visão bíblica do ser humano, no Antigo e no Novo Testamento. Mistério da vida+morte+ressurreição de Jesus Cristo e a reflexão da história da salvação e da vontade salvífica universal de Deus.

ANTIGO TESTAMENTO I: PENTATEUCO E LIVROS HISTÓRICOS

Disciplina: ANTIGO TESTAMENTO I – PENTATEUCO E LIVROS HISTÓRICOS

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

Estudo dos livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Números, Levítico e Deuteronômio) nos níveis literário, histórico-sociológico, teológico e pastoral. Teorias literárias sobre a formação do Pentateuco. Blocos literários e temáticos: tradições e memórias acerca dos pais e mães  (origens históricas); tradições e memórias do Êxodo, da Lei, do Deserto e da Conquista da Terra. Análise dos livros históricos relacionados à tradição da Monarquia em Israel, envolvendo o contexto sócio político, econômico e religioso em que foram gestados.

FILOSOFIA DA RELIGIÃO

Disciplina: FILOSOFIA DA RELIGIÃO

 

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

Conceito de filosofia e filosofia da religião. Objeto da filosofia da religião. História da filosfia da religião a partir da filosofia clássica, medieval e moderna. Concepções sobre o fenômeno religioso; o fenômeno religioso segundo Kant, Schleiermacher, Kierkegaard, Scheler, versos Feuerbach, Marx, Freud, Nietzsche; pluralidade e tolerância religiosa

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO II - IDADE MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Disciplina: HISTÓRIA DO CRISTIANISMO II – IDADE MODERNA E CONTEMPORÂNEA

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

A formação do mundo ocidental moderno. O surgimento do Protestantismo e a reação da Igreja Católica, Reforma e Contra-Reforma. O Concílio de Trento. A Igreja na época do absolutismo e do iluminismo, e sua situação frente ao “Ancien Régime”. O movimento missionário, a partir do século XVI. A Revolução Francesa. A Igreja na sociedade liberal capitalista. O advento do socialismo real. As duas grandes guerras mundiais. O advento da ICAB e sua atuação. O Concílio  Ecumênico Vaticano II, sua preparação, realização e conseqüências. Conjuntura atual da Igreja Brasileira.

LITURGIA E ESPIRITUALIDADE

LITURGIA E ESPIRITUALIDADE

 

Carga Horária 80 Créditos 4


EMENTA:

O significado do mistério na celebração. A importância da memória no projeto de Jesus. Os elementos constitutivos da liturgia. O ano litúrgico, a liturgia das horas e sua estruturação. A pastoral litúrgica. A liturgia sacrifical e sacramental. Introdução e compreensão da espiritualidade cristã; fontes, experiências históricas, mestres e escolas de espiritualidade.

3º SEMESTRE

TEOLOGIA SISTEMÁTICA III – ECLESIOLOGIA E HAMARTIOLOGIA

Disciplina: TEOLOGIA SISTEMÁTICA III – ECLESIOLOGIA E HAMARTIOLOGIA

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

Discussão da questão da origem da Igreja (fundação ou ideias fundantes); a diversidade de compreensões presentes nos textos neo-testamentários e nos primeiros séculos; as diferentes eclesiologias que foram se impondo (e as que foram rejeitadas) ao longo dos tempos; Eclesiologia Trinitária, Mistério e Sacramento, Povo de Deus; a Igreja particular; missão da Igreja no mundo; A origem do pecado e a evolução de seu conceito ao longo da humanidade. A missão da igreja na compreensão do pecado no mundo. O sacramento da Confissão dentro da ICAB.

ANTIGO TESTAMENTO II: LIVROS SAPIENCIAIS E PROFETAS

Disciplina: ANTIGO TESTAMENTO II – LIVROS SAPIENCIAIS E PROFETAS

 

 
Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

 Estudo literário, histórico-sociológico e teológico dos livros sapienciais (Provérbios, Sirácida (Eclesiastico), Qohélet (Eclesiastes), Jó, Sabedoria, Cântico dos Cânticos, e Salmos). O mundo original da Sabedoria no Antigo Oriente. A literatura sapiencial em Israel. O conceito de Sabedoria. Os gêneros literários da literatura sapiencial. Temas de sabedoria.  Estudo literário, histórico-sociológico, teológico e pastoral da literatura bíblico-profética. Profetismo como um fenômeno da história de Israel. Profecia pré-literária e profecia literária. As memórias da profecia nos livros históricos. A profecia escrita ao longo dos séculos VIII a VI a. C.

PSICOLOGIA PASTORAL E CLÍNICA CRISTÃ

Disciplina: PSICOLOGIA PASTORAL E CLÍNICA CRISTÃ

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

Natureza e finalidade da pastoral do aconselhamento. A concepção hodierna de pessoa humana. O plano divino acerca do ser humano. O fluxograma da evolução humana. A maturidade humano-espiritual. Quadro paradigma dos principais desequilíbrios da pessoa. A prática da pastoral do aconselhamento no passado e atualmente. Conceituação. Aconselhamento psicológico e aconselhamento cristão. Modelos psicológicos de aconselhamento. Modelos de aconselhamento cristão.

TEOLOGIA PASTORAL

Disciplina : TEOLOGIA PASTORAL

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

Ementa: A ação evangelizadora eclesial no contexto atual de crise e mudanças. A evangelização. Diferentes modelos de ação pastoral-evangelizadora. Diferentes metodologias de planejamento pastoral. A tradição pastoral latino-americana. Novos desafios pastorais. Elaboração de um projeto de ação pastoral. Prática pastoral. Elaboração de relatório de prática pastoral.

NOVO TESTAMENTO I – EVANGELHOS E ATOS

Disciplina : NOVO TESTAMENTO I – EVANGELHO E ATOS

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

Ementa: A formação do texto de Mateus: fontes, autor, época, lugar, contexto. A comunidade de Mt e seus conflitos. As características literárias e teológicas deste Evangelho. Os grandes temas. Leitura e análise do texto no seu todo e aprofundamento de partes seletas. O Evangelho de Marcos. O gênero literário Evangelho. A formação do texto: época, lugar, fontes, autor. O contexto da prática de Jesus e das comunidades. As características literárias e teológicas do Evangelho de Marcos. Temas que se destacam. Leitura e análise do texto, parte por parte.  Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos como uma obra em duas partes. As fontes e o redator. As relações do texto com o ambiente sócio-religioso de sua origem. As linhas fundamentais da teologia da obra. Estrutura literária e teológica. Temas principais. Análise dos textos como um todo e de partes seletas das duas partes da obra. A formação do texto do Evangelho de João, no contexto da história das comunidades joaninas. A unidade desses textos. Comparação do Evangelho de João com os sinóticos. As características e os grandes temas deste Evangelho.

4º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

 

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

Objetivos da organização, administração secular, estrutura eclesial, Planejamento e execução de atividades administrativas eclesiásticas. Que é uma Paróquia? Organização pastoral. Organização administrativa: Recursos Humanos, Contabilidade, Finanças, Patrimônio, Bens móveis, Veículos, Construções.

NOVO TESTAMENTO II – CARTAS E APOCALIPSE

Disciplina: NOVO TESTAMENTO II – CARTAS E APOCALIPSE

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

 Estudo literário, histórico-sociológico, teológico e pastoral das Cartas de Paulo, tidas como “autênticas”: Rm, 1 e 2Cor, Gl, 1Ts, Fl e Fm. O contexto cultural-religioso, sociopolítico e econômico das comunidades paulinas. Paulo e as viagens missionárias. A literatura paulina e seus principais temas. Contexto, composição, autoria, estrutura, teologia e releitura pastoral das Cartas do Novo Testamento: 2Ts, Ef, Cl, Hb, 1 e 2Tm, Ti, Tg 1 e 2Pe e Jd. As Cartas de João e seu contexto, suas características e temas. O gênero literário apocalíptico e sua interpretação.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA IV – MARIOLOGIA E ESCATOLOGIA

Disciplina: TEOLOGIA SISTEMÁTICA IV – MARIOLOGIA E ESCATOLOGIA

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

 

EMENTA:

Maria, mãe de Jesus, nos textos do Novo Testamento. Os dogmas sobre Maria e sua interpretação. A piedade popular mariana na América Latina. O que professamos no Credo: “Creio na ressurreição, creio na vida eterna?” Fundamentos bíblicos e antropológicos da esperança cristã. O núcleo escatológico fundamental: Jesus Cristo e o Reino de Deus. Presença do Reino na História. Morte, ressurreição, juízo, purgatório, inferno, céu. Deus quer a salvação de todos, a vida em plenitude.

TEOLOGIA COMPARADA E ECUMENISMO

Disciplina: TEOLOGIA COMPARADA E ECUMENISMO

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

Ecumenismo e diálogo inter-religioso. As grandes Religiões do mundo e a busca do diálogo inter-religioso. Teologia cristã relativo a esse diálogo. As origens das divisões entre os cristãos. A história da busca da unidade entre as Igrejas. Fundamentação bíblico-teológica do ecumenismo. As dificuldades para o ecumenismo. Tipos de ecumenismo. Instituições a serviço do ecumenismo. As mais recentes reflexões teológicas sobre ecumenismo.

DIREITO ECLESIÁSTICO

 

Disciplina: DIREITO ECLESIÁSTICO

 

Carga Horária 80 Créditos 4

 

EMENTA:

Estudo do Direito Canônico, como Direito privado da Igreja católica; histórico do Direito Canônico e sua influência no mundo ocidental; criação, existência e alcance através da recepção dos direitos fundamentais da pessoa humana: criação de direitos próprios através da ação da Igreja, para os fiéis, os leigos, os clérigos; problemática na criação e vivência dos direitos nos Estados modernos: interpretação autêntica do Direito; aplicação e subjetividade; influência e entrosamento com as demais ciências teológicas e humanas. Estudo pormenorizado dos Estatutos e do código eclesiástico da ICAB.

Investimento

12x de R$ 167,26
ou
R$ 1.600,00 à vista